11 músicas inesquecíveis dos desenhos clássicos da Disney
Todo mundo com certeza já se pegou cantando: “Hakuna Matata é lindo dizer, Hakuna Matata sim vai entender…” Pois é, as músicas dos desenhos clássicas da Disney ultrapassaram gerações e, mesmo assim, ninguém se cansa de ouvi-las. Então, que tal relembrar alguns dos sucessos que fizeram parte da infância de muita gente? Listamos 11 músicas inesquecíveis. Confira.
Bela e a Fera – Sentimentos são
Lançado em 1991, o filme traz a história da inteligente Bela e da solitária Fera, um ser amaldiçoado. O filme é uma história de amor que começa de maneira bem inusitada. Mas, além do enrendo, as músicas são incríveis durante todo o longa, entre elas: “Alguma Coisa Aconteceu” e “Bonjour”. Mas, entre tantas, sem dúvida nenhuma “Sentimentos são” (Beauty and the Beast) é a mais marcante. Pela letra e pela cena para a qual ela serve de trilha. A música começa no momento em que a Bela e a Fera dançam sua primeira valsa. Toda a trilha sonora foi composta por por Alan Menken, com letras de Howard Ashman.
Aladdin – Um Mundo Ideal
Aladdin foi lançado em 1992 e inspirado no personagem homônimo do conto Mil e uma Noites. O protagonista é um ladrãozinho, que tem como fiel escudeiro o seu macaco Abu. Em uma de suas escapadas, Aladdin conhece Jasmine, filha do Sutão, por quem se apaixona. A pedido de Jafar, o rapaz vai buscar uma lâmpada mágica que realiza três desejos. A trilha sonora conta com seis canções, mas “Um mundo ideal” (Whole New World), é considerada o tema principal do filme. Foi escrita por Tim Rice, que compôs, em parceria com Howard Ashman, todas as canções do longa.
Cinderella – Bibidi Bobidi Bu
Em 1950 a Disney lançou Cinderella, que futuramente se tornaria uma das mais queridas princesas da produtora. A triste história da menina que perde o pai e acaba se tornando empregada da madrasta e das irmãs, é passada de geração para geração. A trilha sonora original chegou às lojas pela primeira vez em fevereiro de 1950. Composta por Mack David, Jerry Livingston e Al Hoffman, traz a animada “Bibidi Bobidi Bu”. A música aparece no filme no momento em que a Fada Madrinha encanta Cinderella para o baile.
Branca de Neve e os Sete anões (Eu vou)
O filme A Branca de Neve e os Sete Anões foi pioneiro em muitos aspectos: foi a primeira animação produzida nos EUA totalmente em cores e a ser considerada um clássico da Disney. Lançado nos EUA em 1938, o filme tem como base o conto Branca de Neve dos Irmãos Grimm e conta a história de uma rainha muito má e invejosa que decide matar sua enteada por conta de sua beleza. Branca de Neve foge e acaba na casa dos Sete Anões (Dunga, Mestre, Feliz, Dengoso, Soneca, Zangado e Atchim). As músicas de Branca de Neve e os Sete Anões foram compostas por Frank Churchill e Larry Morey. Uma das mais conhecidas é “Eu Vou”, cantada pelos anões quando saem da mina de diamantes.
A Pequena Sereia (Aqui no mar)
A Pequena Sereia tem com inspiração o conto homônimo do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Foi lançada em 1989 e conta a história de Ariel, uma jovem sereia de 16 anos, filha do Rei Tritão. Seus melhores amigos são o siri Sebastião e o peixe Linguado. Ariel adora a vida humana e, por sua curiosidade, acaba conhecendo e se apaixonando pelo príncipe Eric. Para se tornar da mesma espécia do rapaz, a sereia faz um trato com Úrsula e troca sua voz pela vida humana. A animação conta com muitas canções animada, destaque para “Aqui no Mar” (Under the Sea), interpretada por Sebastião.
Bela Adormecida
A animação da Disney foi baseada no conto de fadas, que leva o mesmo nome, de Charles Perrault. A história da princesa Aurora, amaldiçoada pela bruxa Malévola ao picar o dedo em uma roca no seu aniversário e dormir profundamente, é das histórias mais memoráveis da Disney. Quem rouba a cena são as três fadas madrinhas: Flora, Fauna e Primavera. Mas, um dos momentos mais bonitos é quando Aurora canta com o príncipe Felipe. Toda a trilha sonora foi baseada no balé Sleeping Beauty e traz uma das músicas mais belas da Disney: “Foi Você” (Once Upon Time).
Alice no País das Maravilhas – Desaniversário
Alice no País das Maravilhas foi baseado no livro homônimo de Lewis Carroll e lançado pela Disney em 1951. Alice é uma menina muito curiosa que cai num buraco à procura do Coelho Branco. Desse momento em diante, ela vai parar no País das Maravilhas, onde encontra personagens como Mestre Gato, Chapeleiro Maluco, Lebre, a Lagarta, Rainha de Copas, entre outros animais e flores que possuem vida própria. Entre tantas músicas, destaque para “Desaniversário”, sobre o dia que não é o “seu” aniversário, interpretada pelo Chapeleiro e pela Lebre.
Mogli – O Menino Lobo – Somente o Necesário
Considerado um dos clássicos da Disney, Mogli – o menino lobo é de 1957 e teve como base o livro The Jungle Book, de Rudyard Kipling. O filme conta a história de Mogli, um menino criado na selva por lobos. Seu amigo Banguera, uma pantera, tenta convencê-lo a buscar segurança no mundo dos homens. Mas, o garoto prefere seguir os conselhos de Balu, um urso que só pensa em curtir a vida. Juntos, eles dão início a uma grande jornada em direção à civilização e encontram no meio do caminho um orangotango maluco, uma cobra com poder de hipnotizar e Shere Khan, um tigre ameaçador. Um dos momentos mas legais fica por conta da divertida cena em que Balu canta “Somente o Necessário”.
Pocahontas – Cores do Vento
Pocahontas é o único clássico da Disney baseado em uma história real. Foi lançado originalmente em 1995 e traz a história do amor proibido entre a índia norte-americana Pocahontas e o capitão inglês John Smith. Tudo tem início quando um navio parte da Inglaterra com o objetivo de encontrar o Novo Mundo. Durante a expedição, John conhece Pocahontas e os dois se apaixonam. Um dos momentos mais marcantes do filme fica por conta da música “Cores do Vento”.
Tarzan – You´ll be in my heart
Tarzan foi lançado nos cinemas em 1999, como uma adaptação da obra homônima de Edgar Rice Burroughs. A história fala de um casal que se perde em uma selva africana depois de um acidente de navio. Eles morrem atacados por um jaguar, mas seu único filho sobrevive. O pequeno bebê é adotado por uma família de gorilas e cresce acreditando ser um deles. Quando torna-se adulto, Tarzan precisa decidir a qual mundo quer pertencer. A trilha sonora foi composta por Phil Collins e é uma das mais premiadas da Disney. O grande desta que é a canção “You´ll be in my heart”.
Rei Leão – Hakuna Matata
O filme de 1994 conta a história de leão Simba. O filhote do Rei Mufasa é alvo da inveja de seu tio Scar, que planejava ser o rei quando seu irmão morresse. Sendo assim, ele bola uma plano para se livrar do sobrinho e de Mufasa. Quando Simba se vê injustamente acusado pela morte de Mufasa, sua única chance de salvar sua vida é se exilar das Terras do Reino. Ele encontra abrigo junto a um javali chamado Pumba e a um suricate com o nome de Timão. Os dois lhe ensinam a filosofia do “Hakuna Matata” (sem problemas). A animação é um dos maiores sucessos da Disney e possui uma trilha sonora incrível. Dificil é escolher uma música só entre tantas. Mas, sem dúvida, a que marcou a infância de diversas crianças pelo mundo a fora é Hakuna Matata.
Wow. Que post legal. Adorei revisitar essas musicas…