Tudo o que você precisa saber para estudar inglês em Orlando
Ter a oportunidade de estudar nos Estados Unidos é o desejo de muitos brasileiros. Independente da idade, entre muitos adolescentes ou mesmo para quem já iniciou a carreira e se sente pressionado com as dificuldades do mercado de trabalho, muitos já pensaram na opção de realizar o sonho de viver uma temporada na América.
Para os jovens, o aperfeiçoamento da língua inglesa e a vivência com a cultura americana acrescentam muito à educação e são um diferencial positivo na hora de iniciar a carreira profissional. Para os que já têm uma profissão, uma viagem de estudos agrega cultura e experiência ao currículo e solidifica a carreira.
A cidade de Orlando é um dos destinos mais favoráveis para as pessoas que buscam passar uma temporada de estudos fora do Brasil. A região oferece excelentes escolas, é de fácil adaptação com relação ao clima, custo de vida acessível, facilidade de adquirir moradia, além de ter excelentes opções de passeio, lazer e diversão. A seguir, vamos esclarecer detalhes da documentação para uma viagem de estudos, as acomodações e ainda conhecer sugestões de algumas escolas de inglês bem conceituadas em Orlando.
O Visto de Estudante
Um dos pontos mais importantes da viagem é a obtenção do visto americano – o documento de entrada no país. Segundo o site oficial do Governo dos Estados Unidos sobre os vistos para estudar, existem dois tipos com finalidades diferentes – F-1 e M-1. F-1 é o visto emitido ao estudante que pretende frequentar uma Instituição Acadêmica nos Estados Unidos, incluindo as escolas primárias, secundárias, universidades ou ingressar num programa de treinamento de idiomas. M-1 é o visto para aqueles que pretendem cursar uma instituição profissional ou não-acadêmica.
Sendo assim, a partir do momento que o estudante consegue o visto F-1, está comprovado para as autoridades americanas que ele ou algum responsável (sponsor, pai, avô ou qualquer pessoa da família) pode bancar financeiramente sua estadia na América sem a necessidade de trabalhar. E ainda, que o viajante pretende estudar, obter um título acadêmico ou diploma de inglês, retornando ao país de origem no final do período.
A validade desse visto é analisada pela Embaixada Americana de acordo com o tempo de curso. O visto é válido enquanto você estiver matriculado e estudando regulamente. O orgão regulador responsável pelos estudantes internacionais nos Estados Unidos é o SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System) que emite um número de registro para cada estudante regular no país. Outro documento importante para ser apresentado no processo de solicitação do visto na Embaixada Americana é o formulário I-20 – Certidão de Elegibilidade.
Emitido pela SEVP (Student and Exchange Visitor Program) – nele estão contidas informações gerais sobre a escola e o curso a ser feito nos Estados Unidos.
Resumindo, para solicitar o visto de estudante F-1 é necessário que a escola americana emita ao aluno o formulário “I-20” e que esta instituição educacional ‘sponsor’ registre o aluno no SEVIS. No dia da entrevista o documento original do formulário “I-20” e o comprovante do pagamento do SEVIS precisam estar em mãos. É preciso ficar atento às instituições de ensino pois apenas escolas autorizadas pelas imigração podem emitir a I-20.
É preciso ficar atento também ao seguro saúde. As escolas geralmente exigem que você contrate um plano de saúde conveniado com aquela instituição de ensino. Cônjuges e/ou filhos menores de 21 anos que vão acompanhar o solicitante do Visto F-1 ou M-1 durante sua estadia nos Estados Unidos devem requerer o visto derivativo F-2 ou M-2. Assim como para os dependentes do titular do visto F-1 ou M-1 que têm a intenção de viajar ou passar férias naquele país, deverão solicitar o visto de turismo B-2 ou verificar se qualificam-se para o Visa Waiver Program (Programa de Isenção de Visto).
Vamos agora sugerir duas escolas de inglês, em Orlando, que estão dentro dos padrões exigidos pela Embaixada Americana e conhecer seus estilos e benefícios.
UCEDA SCHOOL
A Uceda fornece programas e serviços de língua inglesa para estudantes internacionais. Forma alunos com habilidade na língua e na cultura inglesa, preparando-os para ingressar e serem mais produtivos no mundo globalizado. A escola conta com instrutores qualificados que oferecem aulas de inglês para iniciante, intermediário e níveis mais avançados. Possui um sistema de avaliação individual para saber em que nível o aluno vai ingressar.
Com mais de 25 anos de experiência em ESL (English as a Second Language), está em vários locais no país. É lider nos Estados Unidos e está muito bem preparada para fornecer experiência completa aos estudantes internacionais. Um dos seus principais diferenciais é que funciona em diferentes períodos, sendo que sempre tem um horário para atender alunos de manhã, a tarde e a noite. É muito bem equipada com aulas laboratório abertas a todos os alunos. Tem também representantes de visto de estudante à disposição para tirar todas as dúvidas.
O melhor? A escola tem ótimos preços que começam em US$ 115 por semana. Para o visto F-1, são exigidos um mínimo de 4 semanas de estudo, num total de US$ 460. Conheço pessoas que estudam por lá e recomendam muito bem a escola. Ouvi falar que tem uma ótima metodologia para adultos.
VALENCIA COLLEGE
A Valencia tem o programa de inglês intensivo para estudantes a partir dos 15 anos, em diversos níveis de fluência, do iniciante ao avançado. Além disso, quem tiver interesse em continuar os estudos nesta escola, pode ingressar num curso acadêmico da Faculdade. O programa de Língua Inglesa da Valencia é certificado pela Commission on English Language Program Accreditation (CEA), orgão reconhecido pela Secretaria de Educação dos EUA. Os estrangeiros que pretendem estudar na Valencia por mais de 3 meses devem solicitar o visto de estudante (F-1).
A escola admite alunos de todos os níveis e tem um ritmo acelerado de aprendizado, e recebe alunos de mais de 50 países diferentes. O programa é composto por nove níveis. Cada nível é dividido em tópicos de duas semanas. Para cada tópico de 2 semanas, o preço é de $400 dólares. Após a aprovação do visto, o estudante deve entrar em contato com a Valencia para fazer o pagamento das 12 semanas mínimas do curso, descontando o deposito de $200 dólares pago no início, mais o seguro saúde obrigatório de $ 537 dólares.
Também tenho amigos que já estudaram na Valencia e recomendam bem o local, porém, sentiram dificuldades por ser um ritmo muito acadêmico, no qual os adultos que já passaram da fase universitária não estão mais tão acostumados.
Onde morar em Orlando
Sobre a moradia em Orlando, alunos mais jovens geralmente optam pelo sistema de intercâmbio e permanecem hospedados em casas de família. Outra opção que atende muito bem os estudantes que querem economizar é alugar imóvel em Orlando durante essa temporada de estudos na cidade. Isso facilita a vida, gera economia e proporciona maior conforto e liberdade. Além disso, os que estão acompanhados pela família ou amigos podem alugar moradia para dividir, tudo depende das regras do condomínio onde o imóvel está situado. Para fazer o contrato é tranquilo, basta comprovar renda e apresentar a documentação de status legal no país.
SERVIÇO
UCEDA SCHOOL – unidade OBT
Endereço: 12934 Deertrace Ave., Suite B, Orlando Fl, 32837
Phone 407 251-2204
orlandoobt@ucedaschool.edu
Contato info@ucedaschool.edu para todas as informações aula preços
VALENCIA COLLEGE – Continuing Education
West Campus, Office Number (4-47)
Phone 407-582-6634/ 407-582-6610