A expansão das franquias brasileiras na Flórida
Para aqueles que pensam em morar em Orlando ou passar uma temporada mais longa na Flórida, a saudade da nossa comida não será um grande problema. Além dos milhares de restaurantes brasileiros em Orlando, os quais já citamos alguns por aqui, a Flórida tem previsão de receber ainda mais franquias, segundo estimativas do ministério das relações exteriores do Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os Estados Unidos já têm o maior número de franquias brasileiras, com 42 marcas espalhadas pelo país – além dos novos negócios prestes a se estabelecer. Segundo o diretor internacional da associação, André Friedheim, a Flórida é vista como um local mais fácil de começar a expansão por ser mais próximo do Brasil, com clima tropical e presença latina.
Pelo menos quatro redes têm projetos de expansão para o estado norte-americano em breve. São elas: DNA Natural, especializada em comida saudável; Açay, de bebidas e alimentos energéticos; Pão to go, rede de padarias drive-thru; e Spoleto. Sem contar com as marcas já presentes na Flórida.
Os brasileiros vivendo na Flórida ou que tem casa de temporada em Orlando são os grandes responsáveis pela entrada dessas marcas, pois acabam divulgando para os amigos americanos e hispânicos. Porém, ainda que sejam empresas nascidas no Brasil, as marcas acabam adaptando seus produtos/serviços e preços ao novo mercado.
O Giraffas, por exemplo, entrou no mercado norte-americano em 2011 por Miami e, hoje, tem quatro lojas próprias na cidade e outra em Orlando. A rede teve que adaptar o seu cardápio para não bater de frente com as grandes redes de fast-food locais, que também oferecem sanduíches. Portanto, o foco são os steaks. Infelizmente, o preço também é bem mais salgado que no Brasil.
Já a Vivenda do Camarão abriu duas unidades nos Estados Unidos no fim de 2014, usando nome em inglês, Shrimp House. A ideia é investir em restaurantes com sócios locais nos próximos anos e começar a operar por meio de franquias, a partir de 2016. Uma alternativa pra quem já não aguenta mais as redes de frutos do mar americanas, como Red Lobster e Joe’s Crab.