Como se comportar nos restaurantes americanos
Ao desembarcar no aeroporto de Orlando, tivemos um pequeno problema com a mala da Gladis, que foi extraviada e chegou em outro voo. Por isso, tivemos que passar mais tempo no aeroporto do que o programado. Ao contrário do que imaginávamos, a experiência não foi ruim não. Aproveitamos o tempo para almoçar por ali mesmo e experimentar o primeiro restaurante americano, que no caso é italiano: uma rede chamada Romano’s Macaroni Grill.
Ao entrar no restaurante, como de costume, pegamos nossas malas e fomos escolhendo um lugar para sentar. Enquanto isso, a moça que estava na recepção soltou um enfático “excuse me” (com licença), para que retornássemos e fossemos levados até um lugar escolhido por ela. Assim, percebemos que, por aqui, você não escolhe onde vai sentar, é papel do hostess da casa fazer isso. E se você entrar sem falar com essa pessoa estará cometendo uma baita gafe!
Sentamos na tal mesa indicada e fomos atendidos por uma garçonete super simpática, que nos sugeriu uma delicosa massa com camarões, e lulas empanadas como entrada. Tudo muito saboroso e temperado. Para beber, a escolha daquele dia (e de todos os outros, até agora) foi limonada. Aqui nos Estados Unidos, as pessoas tomam bastante suco de limão durante as refeições. Vale ressaltar que na maioria dos restaurantes existe refil de bebida (não-alcóolica).
Depois de nos esbaldarmos, pedimos a conta, que havia dado cerca de U$ 20 por pessoa. Deixamos U$ 10 de gorjeta, como sugerido por um amigo no Brasil. Ou seja, pouco menos de 20% do valor da conta. Apesar de não estar muito claro, é lei federal pagar gorjetas em restaurantes por aqui. Elas servem como forma de agradecimento a um serviço bem prestado e, por consequencia, complementam o salário dos garçons.
Fica a critério do cliente o valor a ser pago. O recomendável é deixar, em dinheiro, entre 10% e 20% do valor final. Isso acontece, pois os salários desses profissionais são super baixos – em torno de U$ 2 dólares por hora, o equivalente a U$ 300 por mês. Sendo assim, eles acabam sendo remunerados pelas gorjetas que recebem pelo bom atendimento. Ao passar do tempo, você começa a perceber que é bem raro encontrar um garçom mau humorado, já que o ganha pão dele é fazer o cliente feliz.
Para entender os valores
- 10% da conta total é o mínimo que deve ser pago como tip. Porém, pagar somente isso é considerado que o serviço não estava legal.
- 15% da conta total normalmente significa que você achou o serviço regular.
- 20% ou mais da conta total significa que o serviço estava excelente.
Uma amiga foi pra Alemanha e tomou a maior bronca por escolher os tomates em um supermercado. É, e a gente reclama do Brasil, hein…
Acho que o normal é 15, 18 e 20. Pagar 10% só se o garçon der um tapa na sua cara
Odeio esse sistema de gorjetas aqui, mas 10% it’s a no-no.