Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos
Nunca viajou pra fora do país e não sabe por onde começar? Existem duas coisas básicas que você deve fazer antes de qualquer coisa (como comprar passagens e diárias de hotel): o passaporte e o visto. Pode parecer complexo, mas pra consegui-los não é tão complicado quanto parece. Vamos listar a seguir passo a passo de como tirar esses dois documentos.
Como tirar o passaporte
1 – Entre no site da polícia Federal e preencha o formulário. Para prosseguir, você deve colocar todas as informações em todos os campos para prosseguir.
2 - No final do cadastro será gerado um boleto no valor de 156,07 reais (passaporte comum). Você pode pagar pela internet ou em qualquer agência.
3 – Após o pagamento, verifique se o posto da Polícia Federal que você escolheu no formulário exige agendamento (veja aqui). O agendamento pode ser feito por telefone (194) ou pelo site.
4 – No dia e horário agendado leve o boleto pago, o protocolo da sua solicitação e os documentos originais abaixo:
- Documento de identidade (RG). Leve a certidão de nascimento para menores de 12 anos.
- CPF. Se o seu RG tiver o numero do CPF não é necessário levar. Para menores de 18 anos, o responsável deve levar o seu CPF.
- Título de Eleitor e comprovante de voto (clique aqui para adquirir) ou a justificativa da última eleição nos dois turnos.
- Documento de dispensa militar (homens de 19 até 45 anos).
- Certidão de casamento (casados ou divorciados).
Não precisa levar foto. No dia marcado, eles irão fazer uma foto sua no posto e suas impressões digitais vão ser coletadas. Você vai receber um protocolo com previsão de entrega que são seis dias úteis. No dia você terá que retirar pessoalmente levando algum documento de identidade. Passaporte para menores de 18 anos é necessário levar uma autorização dos país (veja aqui). Existe a possibilidade de fazer passaporte emergencial que é entregue em até 24 horas. Veja mais informações.
Como tirar o visto americano
1 – Preencha o formulário de solicitação de visto DS-160. Infelizmente todo o formulário está em inglês. Se você não tiver muita noção da língua, peça ajuda para alguém. Salve as informações que você respondeu e guarde o número do Application ID. No final do processo, imprima a última página (pagina de confirmação).
2 – Depois de preencher o formulário, o próximo passo é agendar as entrevistas. A primeira será no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e depois para o Consulado.
3 – Cadastre-se neste site e clique em “Inicie sua Solicitação”. Você pode agendar sua entrevista ao CASV por telefone também. (veja os números aqui). Muito importante: A visita ao CASV deve ser feita antes do consulado. Tome cuidado na hora do agendamento, porque a primeira opção que vai aparecer será a do consulado e depois a do CASV. O valor da taxa de agendamento de vista custa US$ 160 para vistos de turismo e negócio.
4 – Os documentos que devem ser levados para o CASV são: o formulário (ultima página do DS-160), passaporte, RG e o comprovante de pagamento da taxa.
Obs. A entrevista não é realizada no CASV. É apenas parte do processo de visto onde você tira uma foto e suas impressões digitais são recolhidas. Lembre-se que não é permitido entrar com celular, dispositivos, bolsas ou mochilas no local e não existe guarda-volume.
5 – Agora o último passo é a entrevista no Consulado. Lembre-se de que o fundamental dessa entrevista é provar que você tem vínculos com o Brasil. Os documentos que você deve levar são:
- Passaporte
- Página de confirmação do agendamento e a do formulário DS-160.
- Documentos pessoais (RG, CPF ou carteira de motorista)
Documentos que não são obrigatórios, mas que eles podem pedir;
- Imposto de renda
- Extratos bancários (últimos 3 meses)
- Contracheques ou holerites (últimos 3 meses)
- I-20 e comprovante de pagamento da taxa sevis (no caso para visto de estudante)
- Certidão de casamento
Muitos acham que levar as passagens já compradas ou reservas de hotéis ajudam no processo. Mas pode até atrapalhar na verdade. O consulado sempre recomenda que as pessoas façam esses planos só quando tiverem a confirmação de seus vistos. Se você não declara imposto de renda, não trabalha ou não tem condições de comprovar vínculos, leve um documentação do responsável que está pagando a sua viagem junto com uma carta custeio (existem vários exemplos na internet).
Caso você seja estudante, é interessante levar algum documento que comprove que você esta estudando no Brasil. Um certificado de faculdade já serve. Crianças e idosos estão isentos da entrevista no Consulado (saiba mais aqui). Este processo de pedido de visto pode parecer difícil. Muita gente acaba optando por um despachante que cuida de todo o processo burocrático. Veja uma aqui uma lista de agências e despachantes credenciados em São Paulo.
Para outras dúvidas, veja os contatos das Embaixadas e Consulados da sua cidade.
ola eu gostaria de ganhar um passaporte