Conversões úteis para quem viaja aos Estados Unidos
Uma dica bastante valiosa para quem vem a Orlando é o funcionamento das medidas adotadas pelos americanos. Meu Deus, que coisa complicada! Mas, agora que consegui entender, vou tentar explicar um pouquinho para vocês.
A numeração de roupas e sapatos, o peso dos alimentos, a velocidade dos carros e a temperatura da cidade, por exemplo, são medidas de maneira diferente nos Estados Unidos, o que pode resultar em confusão se você não conhece bem as conversões.
Para compras, é necessário saber as medidas equivalentes às numerações do Brasil, como, por exemplo, as roupas femininas nas quais o 36 é igual ao 2, o 38 é igual ao 4, o 40 é igual ao 6, e assim por diante. Já os tradicionais P (Pequeno), M (Médio), G (Grande) e EX (Extra Grande), equivalem a S (Small), M (Medium), L (Large) e XL (Extra Large), respectivamente.
Para sapatos, a coisa complica um pouco. Eu, por exemplo, comprei um tênis da Addidas de numeração 7,5, sendo que eu calço 37 no Brasil. Um tempo depois, experimentei uma bota e este mesmo número já não me cabia! Tive que levar o 8. Ou seja, tudo depende da modelagem da marca que você está adquirindo o produto. Vale sempre a pena experimentar antes de levar e evitar compras pela internet.
Em relação aos pesos, prepare-se para ouvir falar muito em pounds (libras), no lugar de quilogramas (1 libra = 0,45 quilos), principalmente nos supermercados. Já para medir as altas temperaturas da Flórida são utilizados Fahrenheits ao invés de Celsius. Por exemplo, 80 fahrenheits é igual a 27 graus celsius – difícil fazer o cérebro se acostumar, mas a gente aprende!
Para quem dirige é importante saber que o velocímetro e as placas de velocidade são medidos em milhas/hora, que, no caso, 1 equivale a 1,6 quilômetro. Ou seja, cuidado para não sentar o pé no acelerador sem querer e se dar mal!
Uma loucura, gente! Mas, aos pouquinhos a gente aprende!