De farmácias a funerais, drive-thrus refletem o estilo de vida americano
Um dos serviços que mais refletem a cultura americana são os drive-thrus. Diferente do Brasil, onde o serviço, que permite ao cliente comprar o produto sem sair do carro, é preferencialmente voltado às redes de fast-food, nos Estados Unidos é possível encontrar drive-thrus de quase tudo!
Bancos disponibilizam saques, transferências, pagamentos, etc, sem precisar sair do carro; farmácias também contam com a conveniência de não precisar descer para buscar um medicamento; as mais diversas redes de restaurantes contam com o serviço, e assim por diante.
Inventado em 1931 pelo americano Royce Hailey, quando seu chefe brincou que “as pessoas com carro são tão preguiçosas que não querem sair de dentro dele nem para comer”, o drive-thru acabou sendo adotado por grandes redes do mundo desde então. O McDonald´s, por exemplo, batizou o serviço de McDrive.
Pesquisando sobre o tema, descobri serviços ainda mais inusitados! Em Pensacola, aqui na Flórida, chegou a existir nos anos 1980 um drive-trhu de funerais. Sim, funerais! Bizarro, não? Você podia encostar o carro, assistir ao velório, prestar seus pêsames à família e ver o cortejo saindo para o enterro, sem ter que deixar o carro. Cada uma, né?
E a brincadeira não para por aí. Se pode ter drive-thru de funeral, porque não de casamentos, não é mesmo? Em Las Vegas, dá pra dar uma passadinha de carro, casar e ainda ganhar de brinde algumas fichas para jogar nos cassinos da cidade. Sem precisar gastar rios de dinheiro com festas e muitos convidados!
Mas, de todos os serviços que vi, o mais interessante foi proposto por um hospital na Califórnia: Drive-thru de exames médicos! Alternativa prática para quem precisa de exames de emergência, foi adotada pelo hospital da Universidade de Stanford para evitar o acúmulo de pacientes no local, principalmente nos casos de doenças contagiosas. Legal, né?