Dicas para dirigir em Orlando
Se você está planejando vir para Orlando, provavelmente já está sabendo que vai precisar de um carro para se locomover na cidade. Isso, claro, se você estiver viajando por conta própria e não em uma daquelas excursões chatas em que todo mundo tem que ir sempre pro mesmo lugar naqueles ônibus de grupo, hehehehe.
Eu acho que é bem chatinho viajar assim porque você não tem autonomia para nada. Em cidades com um sistema de transporte público eficaz o melhor é andar de onibus, de metrô, a pé e ir desbravando o lugar sozinho, sem ficar amarrado a ninguém. Mas, no caso de Orlando, é um pouco difícil porque você precisa de carro pra tudo aqui. As coisas são muito distantes umas das outras, as avenidas são enormes, os taxis são caros e os ônibus demoram uma vida – sem contar que não cobrem todas as regiões da cidade.
Como várias cidades mais novas dos Estados Unidos, Orlando não foi projetada para pedestres. Então o melhor é memso alugar um carro para poder curtir melhor o lugar. De uma maneira geral, dirigir em Orlando é muito fácil. As avenidas são largas, muitas com até 4 faixas, e a cidade é muito bem sinalizada. Mesmo assim, o GPS é item de primeira necessidade, principalmente se você é uma pessoa bem desorientada – como eu!
Mas, como a necessidade molda a nossa habilidade, mudei um bocado desde que vim pra cá. Eu sou a única da casa que dirige e os meus amigos são ainda mais desorientados que eu geograficamente falando, então acabei melhorando – mesmo que à força – nesse aspecto. Vou dividir o texto em tópicos para facilitar pra vocês…
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
Você pode dirigir com a sua CNH brasileira aqui nos Estados Unidos, sem precisar de nenhum documento adicional, durante seis meses. Se a sua estadia é maior que esse período você vai precisar fazer uma CNH internacional. Mas, se for ficar até seis messes aqui pode dirigir com a sua carteira do Brasil mesmo.
REGRAS DE TRÂNSITO
Quem está acostumado com as regras de trânsito brasileiras vai estranhar o fato de que em Orlando é permitido fazer várias conversões e retornos à esquerda. A maioria das conversões que você acha que são proibidas, na verdade são permitidas e super normais aqui rs.
Também existem faixas exclusivas para quem vai virar à direita, para quem vai virar à esquerda e para quem vai seguir reto. Fique atento e identifique a sinalização no chão par ficar na faixa adequada. Se você fica na faixa errada é super difícil de mudar depois. Outra coisa que eu estranhei muito é que permitido fazer uma conversão à direita mesmo com o farol fechado, desde que não haja pedestre ou outros carros vindo no cruzamento. Ou seja, o povo vira à direita com o sinal fechado o tempo todo e muitas vezes eu esqueço isso e fico parada no sinal esperando ele abrir. Daí o povo fica bem chateado atrás de mim =P
Ah, uma regra super importante no trânsito de Orlando: ao ver um ônibus escolar parando, reduza a velocidade e nunca ultrapasse um desses ônibus quando ele estiver parado. Espere ele dar partida e saia em seguida. Ultrapassar um ônibus escolar é uma infração gravíssima nos Estados Unidos!
PEDÁGIOS
Os pedágios também podem confundir um pouco, mas o sistema é bem simples. Se você alugar um carro com um aparelho de cobrança eletrônica de pedágios, é só passar sempre pela esquerda, sem pagar nada, e a cobrança vai vir na sua fatura da locadora. Caso contrário, mantenha-se na faixa da direta e insira o valor exato em moedas. As máquinas não dão troco e se você não colocar moedas suficientes será multado. Se não estiver com moedas no momento, desça do carro e pague em dinheiro em uma das cabines.
POSTOS DE GASOLINA
Outra diferença em Orlando é que a gasolina é vendida por galões e não litros. Um galão equivale a mais ou menos 4l. Os postos são todos “self service”, ou seja, é você mesmo que abastece. Também me enrolei nas primeiras vezes e até tomei um mini banho de gasolina, mas hoje é super tranquilo. Você passa o cartão, digita o valor que quer colocar, insere a bomba e espera. Ou, se quiser pagar em dinheiro, vai até a loja do posto, diz o número da bomba e paga lá. Aí a funcionária autoriza e você vai lá e só insere a bomba e espera abastecer. Espere terminar para buxar a bomba de dentro do tanque do seu carro ou você vai tomar um banho de gasolina, como eu =)
VELOCIDADE MÁXIMA
A medida de velocidade também é diferente do Brasil. As placas de sinalização mostram a velocidade máxima em milhas/hora. Nas áreas residenciais a velocidade não deve ultrapassar 30mph. Nas vias próximas a escolas, não deve ultrapassar 15mph. Nas rodovias, siga o limite indicado nas placas – que geralmente é por volta de 55mph.
CARRO AUTOMÁTICO
Nós alugamos um Chevrolet Sonic. Praticamente todos os carros nos Estados Unidos são automáticos e eu NUNCA tinha dirigido um carro automático na vida! Achei que nunca iria me acostumar com a falta da embreagem e, na saída do aeroporto onde alugamos o carro, achei que a gente ia morrer em algum acidente de trânsito pelo menos umas 14 vezes.
Daí na 15º merda que eu fiz já fui me acostumando com o funcionamento do carro novo. Olhava pra carinha dos meus amigos dentro do carro e podia ver o desespero nos olhinhos deles. E a Mirella ficava “Calma, Gla, calma” hahahahahaah. Mas depois de um tempo você se acostuma e não quer outro carro na vida!!! God bless o câmbio automático!
Mas, se você nunca dirigiu um carro assim antes, veja se tem alguém próximo que pode te dar umas aulinhas. Em algumas horas você já pega o jeito e é melhor não chegar aqui “cru”. Também tem uns tutoriais no youtube que sempre ajudam. A dica é: esqueça a embreagem e se concentre no freio!
Ligue o carro com o pé no freio, coloque a marcha no D, que é o “drive”, tire o pé do freio e vá acelerando de devagar. Para parar é só pisar no freio e esquecer que antes você precisava também pisar na embreagem. O P é de “parking” e é onde você vai deixar a marcha quando estacionar. O N é “neutral”, que é como se fosse um ponto morto, e o R, claro, é a ré.
Bom, acho que falei sobre tudo que é mais importante no trânsito aqui em Orlando. Mas se tiver alguma dúvida pode perguntar nos comentários que eu vou adorar ajudar se souber responder
ola Gladis gostaria que me tirasse uma duvida, tipo estou em NY a 5 messes e agora no dia 2 de setembro estou indo pra orlando e no dia 13 de setembro volto pro Brasil e quero alugar um carro em orlando o que eu quero saber e se vou poder dirigir la com a minha carteira Brasileira sem ter nenhum problema? tipo meu visto esta com a validade tudo ok a permanencia e ate 29 de setembro esta tudo ok nada mais e que vi em algum sites, blogs que vc so pode dirigir por 30 dias outros falam 3 messes outros 6 entao sinceramente me deixou confuso rsrsrs e falam que vc precisa carteira do estado de orlando etc e tal mais sou turista ne entao definitivamente nao consigo tiram carteira aqui. entao enfim e isso posso dirigir normal com minha carteira, ou nao se dirigir posso ter algum problema com a policia etc.? e tambem nao tenho a permissao internacional mais pelo que andei pesquisando aqui nao precisa dela ne ? mais enfim o que vc me fiz ? desde ja obrigado. Aguardo sua resposta …
Oi Bryan! Você pode dirigir sim com a sua CNH brasileira enquanto estiver aqui de férias, desde que esteja com o visto regular