Sarasota, a cidade perfeita para quem ama arte e beleza natural!
Hoje vou falar um pouco sobre Sarasota, uma cidade que fica a 210 km de Orlando e que eu acho uma das coisas mais encantadoras da Flórida!
Tenho muita coisa pra falar da Baía de Sarasota! As marinas com seus barcos super charmosos, os restaurantes, a praia de Siesta Key com sua areia branquinha… Mas hoje quero falar do The Ringling Museum of Art, um complexo que une museus, teatro, jardins de tirar o fôlego e um palácio com arquitetura mediterrânea que faz você pensar que está em Veneza – e não na Flórida.
Tudo começou com a chegada dos irmãos Ringling à Sarasota no início do século passado. Os Ringling Brothers já haviam construída fama e fortuna com o circo e encontraram nesse pedacinho da Flórida um paraíso de sol e calor durante o ano inteiro. Lá, John Ringling e sua esposa Mable construíram uma “casinha” de férias que nada mais é do que um belíssimo e imponente palácio, banhando pelas águas do Sunshine State e inspirado no Palácio de Doge, de Veneza.
O palácio recebeu o nome de Ca’ d’Zan, que significa ‘Casa de John’. Durante uma viagem à Europa nos anos 20 o casal se apaixnou pela arte europeia, especialmente a italiana. Então eles passaram a comprar quadros dos pintores mais importantes da história, adquirindo obras de mestres da pintura como Rubens, El greco, Titian e Velázquez.
Dentro da propriedade (que é gigante!) tem um museu do circo, um jardim de rosas, a Ca’ d’Zan e um museu construído por John e Mable Ringling, que sonhavam em transformar a Flórida em um destino cultural. Em 1925, John Ringling estabeleceu uma parceria com o arquiteto John H. Phillips, para a construção do museu em estilo renascentista, com colunas imponentes dando acesso a um belo jardim.
Em 1931 o Jonh & Mable Museum of Art foi aberto ao público. O casal registrou em testamento que queria deixar todo o riquíssimo acervo da família para o estado da Flórida, para que as pessoas pudessem ter acesso às obras mesmo após a morte do dos dois. E assim é, o museu funciona até hoje e o acervo é um dos mais valiosos dos Estados Unidos.
A entrada nesse complexo incrível custa U$ 25,00 e dá direito às entradas no museu do circo, no John & Mable Museum e no palácio Ca’d’Zan. Se você quiser visitar também a parte de cima do palácio, onde ficam os quartos, tem que pagar um pouco a mais.
Tudo é lindo e imponente, bem ao estilo europeu mesmo. Quando você entra no complexo tem uns carrinhos daqueles de golfe para levar você de uma atração para outra, mas é totalmente desnecessário. Gostoso mesmo é caminhar naqueles jardins e imaginar a vida das pessoas que viveram ali.
Quando chegar à Ca’ d’Zan pare um pouco para apreciar a vista e sentar em uma das mesinhas de frente para a baía. Depois você vai se encantar com o tour dentro do palácio, a mobília e todos os detalhes da decoração.
O museu do circo é o mais sem gracinha, até porque não gosto de circo, principalmente os que tem animais. Mas o museu tem seu valor histórico… vale a pena dar uma olhada.
O John & Mable Museum é um encanto! Você encontra pinturas raríssimas e coleções de antiguidades que o casal comprou do Metropolitan Museum de Nova Iorque. Tudo tem uma plaquinha explicando a origem e o ano em que foi comprado. São tantas peças compradas no mesmo ano que você fica pensando como esse homem tinha tanto dinheiro pra comprar tudo isso de uma vez!
Outra coisa que vale muito a pena é o café/bistrô italiano que tem na entrada do museu. Não deixe de pedir a Bruschetta, que é a mais deliciosa que já comi na vida!
É um passeio que vale muito a pena e fica a somente duas horinhas de Orlando! Para vocês ficarem com mais vontade ainda de conhecer, fizemos um videozinho que mostra melhor o lugar.
Aperte e play e encante-se!
Olá,
Ótima matéria e que lugar belíssimo. Quando aí estive fiquei muito afim de ir a Sarassota, mas, infelizmente, o cronograma apertado não me permitiu. Na próxima não me escapa…